Eu estava lendo a Superinteressante quando vi que eles citaram o PortalCab como uma boa dica de blog: "Para ficar a par dos sucessos da web, a melhor dica é acompanhar os blogues que selecionam conteúdo, como o PortalCab (www.portalcab.com/videos),....."Um link pro PortalCab também apareceu na revista Galileu Giga número 2. O PortalCab tá famoso! : )Cab respondeu: =O ... Já mandei minha mãe comprar a revista e ler pra ver que eu não sou tão inútil assim. =P
Certo.
Cara, você, - com todo respeito, é f***. consegue traduzir bem essa embrulhada da história do Brasil.Agora, diga lá: Dito pelo Morel, havia uma certa promiscuidade entre D. Pedro I e a Imprensa, lá pelos idos de 1826, quando o Senado começou a funcionar. Ainda segundo Morel, "o poder legislativo torna-se interlocutor de peso para o monarca..."Pergunta: Que consequencias teve isso para o reinado de D. Pedro I ?O professor está me perguntando isso e eu já fiz até regressão de memória e não vejo como responder. Não consegui achar a obra em que Edmar Morel escreveu sobre o assunto. Se puder comentar...Cab respondeu: Ahh, mas Patrice, eu não escrevi isso, quer dizer, apenas escrevi com outras palavras o que o artigo da Wikipédia mostra, por que tu não tenta achar a resposta pra isso lá? Depois é só desembrulhar como eu fiz. =)
Gostei muito desse seu post! Bem objetivo e interessante!
Bem, acho que as consequências de D.Pedro I com a independência foram irrelevante, visto que o regime instaurado, no caso a República, ainda conservava características monárquicas(a própria aristocracia apoiava o regime de D.PedroI). Agora, considerando o lado social do Brasil, acho que se pode dizer que certas classes passaram a demonstrar mais seus descontentamentos em forma de revoltas, tanto é que o primeiro reinado e período regencial foram épocas com muitas manisfestações "populares". Então... as consequências manisfestavam-se em um relativo movimento do "povo" contrários a certos abusos do regime, ou quebra de privilégio de certas classes.
explique melhor por favor
Cab, Cabistas e Cabos Eleitorais de Plantão!Até onde eu sei, o Brasil é um dos poucos países onde as coisas se resolvem no grito. O timoneiro gritou: "Terra à vista!!!" e o Brasil começou a prazo, parcelado em suaves prestações; então vem o déspota esclarecido de barbigode mais feio que eu conheço, tem um atrito com o pai depois de uma dor de barriga na beira de um rio e grita: "Independência ou Morte!!!", eu não sei você, mas às vezes acho que eu preferia a segunda opção - acho que Dom Pedro esqueceu de esplicar aos confrades dragões e patrícios da cavalaria que a Independência era a dele e não a do território - a essa Independência fraudulenta que nos atou ao capital de idioma anglo-saxônico até hoje; aí veio um Marechal barbudo (dia 15 de Novembro vem aí!), deu outro berro no meio de uma praça: "Viva a República!!!" e o país que dormira Império acordou com a gritaria republicana. Acho que o problema são os homens. Nós gritamos muito! A princesa Isabel tinha sido mais sutil um ano antes do Marechal barbudo: assinou um papel e os negros ascenderam na escala social (de escravos a favelados) em um segundo! Confesso que tenho preferido as mulheres. Tentei a Heloísa Helena este ano. Mas a danada foi tentar ganhar no grito e agora quem vai ficar no lugar da socialista alagoana no Senado é a peça boa do Collor (alguém lembra dele?). É... Parece que vamos ter repetir o velho ditado de novo... e sem gritar: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que Lula!"Tchau!Marcos de Andrade(Professor e Poeta Pernambucano)
po cara vamos estudar ai nessa m.... tá precisando se atualizar poxa.. qual éh iguém entende essa porcaria ai q tu escreveu!
O Brasil sempre foi independente,os indios ja viviam no Brasil,e nao foi colonizado por nimguem os indios claro.Foi invadido e nao respeitaram a sua cultura.Cultura belissima por sinal,e nao deve nada a pais europeu.A lei deve ser cumprida.Brasileiros defendam o Brasil dos oprtunistas,sejam eles brasileiros ou estrangeiros.O brasileiro verdadeiro respeita o Brasil e a cultura indigena.
Se nossa independência fosse conquistada através da conjuração baiana com certeza as coisas seriam bem diferentes, pois destes movimentos separatistas, este foi o único que almejava mudanças mais notórias e benéficas para o "povo" do Brasil.
oi ñ gostei muito mas tudo bem sabemos q td é porconta de greice
olha achei interessante, mas nãoera isso que procurava
nossa achei esse texto super interessante...
muito legal amei...
e obrigado me ajudou na minha pesquisa...
*-_* rsrsrsr
Parabéns pelo seu post. Sou jornalista e atualmente estudante de história, fiquei surpresa com seu texto pela coerencia e conhecimento do assunto. Ainda bem que existe cérebro na net.
eu nem li mais eu gostei de ver os comentários
Olha eu acho q tem algumas coisas a ver e outras naooo, meuu vcs tem q saber contar a historia para depois colocar em um sitre
Parabéns! Isto é história crítica.
Para comentar é preciso conhecer, para conhecer, é preciso ler!
Parabéns é mt bom amei a Historia da
independência do Brasil... encontrei
o ke keria paraa a minhha pesquisa :*
rsrsrsrs :)
muito bom até os comentarios.. o brasil começo mal e sinceramente eu acho ke nao tem concerto nao... Coisas obvias parecem complicadas para o povo por exemplo: ''porque a Dilma se torno nossa presidente?? que p* de governo é esse?? nossas chances de melhoras vao ser prolongadas por mais longos 4 anos... E num sei na cidade de vcs mas na minha o dia da independencia num foi nem lembrado...
cara me serviu muito eesas informaçoes
Uff!! Que conforto poder saber que pelo menos um ser humano encara a realidade tal qual ela é. Cuba tem motivos pra ter muito mais orgulho de seu país do que nós. Pelo menos sabem exatamente o que têm direito ou não. Sabem ler e escrever, não passam fome, não vivem na rua, têm esporte e cultura de verdade. Não acumulam, mas não não falta. Valeu cara. Ah se nós pudéssimos dar um basta nessa "Ditadura" que viviemos!
Infelizmente a história é distorcida pela influencia dos vencedores, e por isso hoje D. Pedro I, um verdadeiro herói nacional, não é lembrado como tal,algumas pessoas, pessam, nem sabem quem foi ele. Esse herói manteve a integridade e a união do nosso território sob um regime monarquico constitucional. Sem essa atitude possivelmente teria acontecideo conosco o mesmo que aconteceu a américa espanhola, nos tornando várias pequenas repúblicas independentes, por vezes inimigas umas das outras e governadas por tiranetes sedentos de poder. Viva D. Pedro I!
adorei!me ajudou a fazer uma redação que eu não sabia nem pra onde correr .valeu =*
PortalCab.com é apenas um site pessoal onde Cab, com a ajuda de alguns amigos, reúne tudo o que acha interessante, ou não, em um só lugar! Caso copie alguma coisa, por favor, mantenha os créditos sob essa licença Creative Commons, obrigado.
Anuncie - Contato - Blog do blog - Powered by MovableType e muitos outros aplicativos.